Depende!
Cada caso é um caso, às vezes, pode ser necessário mais de um tipo de avaliação para resultados precisos.
Então, podem ser usadas uma variedade de exames para a detecção do problema.
Veja aqui abaixo alguns dos meios de diagnóstico que a Blutórax indica:
– RAIO-X:
O raio-x é um exame pouco específico, não serve como um exame de rastreamento e encontra apenas lesões muito grandes ou em estágio avançado. É muito usado no pós-operatório imediato.
– TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA:
A tomografia computadorizada é o principal meio de diagnóstico e rastreio. Através dela, conseguimos fazer o rastreamento e diagnóstico de lesões suspeitas.
– EXAME DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA:
Não é comumente usado para ver lesões de tumores primários, mas é utilizado para identificar metástases, principalmente, no sistema nervoso central.
– PET-SCAN:
Consegue encontrar metástases regionais ou à distância que passam despercebidos pela tomografia, as vezes por serem pequenas ou em lugares não usuais, que precisam ser investigadas antes da cirurgia principal.
– BIÓPSIA:
Pode ser feita de maneira cirúrgica ou guiada por tomografia/ultrassom, servindo para diferenciar as lesões que tem suspeita de serem malignas, mas ainda tem chance de serem benignas.
Vale lembrar que, embora essa doença seja grave, a detecção precoce aumenta significativamente as chances de cura através do tratamento adequado.
Por isso, faça consultas periódicas, realize os exames necessários e observe os sinais do seu corpo!
#agostobranco #cancerdepulmao #clinicablutórax #diagnósticocâncerpulmão
18