PIONEIRISMO

Atualmente é possível a realização de procedimentos bem complexos e minimamente invasivos com incisões pequenas, gerando cicatrizes bem mais discretas, proporcionando menos dores, com menos tempo de internação e possibilitando um pós-cirúrgico muito mais simples se comparado aos métodos convencionais.⁣

Da Vinci SI

composto por 4 braços que podem girar em até 360 graus e com precisão milimétrica

Como funciona

1 braço manuseia uma câmera de alta definição, com visão endoscópica, filtro de movimento 3D com capacidade de aproximação da imagem em até 30 vezes.⁣

O cirurgião

Os outros 3 braços acompanham pinças que o cirurgião controla da mesma forma que a câmera por meio de um console.⁣

Onde ocorrem as cirurgias

A realização desses procedimentos pela Blutórax acontece no Hospital Santa Isabel, em Blumenau, por acaso foi onde realizamos a primeira cirurgia robótica no Estado.

 

Somos a única equipe habilitada a operar o único Robô Cirurgião de Santa Catarina.

DÚVIDAS FREQUENTES

Não. Todos os movimentos são feitos pelo cirurgião, que controla o robô por meio de um console de comando com binoculares, com visão de alta definição em 3D, e “joysticks” para controle dos braços mecânicos que reproduzem com precisão os movimentos do médico, de uma maneira mais delicada, harmônica e muito estável, eliminando qualquer possibilidade de tremor.

Comparado à cirurgia aberta e à cirurgia laparoscópica, o robô traz grandes avanços, já que até a chegada da plataforma robótica as cirurgias eram realizadas em visão 2D e instrumentos menos articulados, que dificultavam os movimentos mais detalhados do profissional.

Sim. Toda cirurgia que pode ser feita via laparoscopia também pode ser realizada por meio da plataforma robótica.

As cirurgias robóticas podem ser feitas em quase todas as especialidades, mas principalmente em oncologia, ginecologia, urologia, cirurgia torácica, cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo e cirurgia bariátrica.

Sim, caso o cirurgião faça alguma ação imprevista, o robô aciona um dispositivo de segurança que trava instantaneamente o equipamento, o que evita qualquer dano ao paciente. Outro ponto importante, se o médico retirar o rosto da tela de controle, o robô também “deixa de funcionar” imediatamente.

Pode-se dizer que todos os pacientes que podem se submeter a uma cirurgia estão aptos a realizar cirurgia por meio da plataforma robótica.

O sistema robótico tem possibilitado aos pacientes alternativas positivas para o tratamento, de maior eficiência quando comparada com os métodos tradicionais, cortes menores, menos dor e desconforto no pós-operatório, diminuição da perda de sangue e hemorragias durante a cirurgia, possibilitando ao paciente um retorno mais rápido às atividades do dia a dia.

A plataforma robótica ganha ainda mais espaço quando relacionado a procedimentos complexos que exigem muitas horas de dedicação da equipe médica. O robô trouxe ergonomia para o médico, que consegue realizar movimentos com os braços robóticos impossíveis de serem reproduzidos por mãos humanas. Além disso, possui visão de alta definição em 3D e braços mecânicos que eliminam possibilidades de tremor, que poderiam surgir em cirurgias com muitas horas de realização.

Conheça a nossa equipe

Somos a Blutórax, uma equipe composta pelos renomados cirurgiões torácicos Dr. Eduardo Ballaster, Dra. Marina Frandoloso e Dr. Ramon Mendes. Unidos por nossa paixão pela vida, dedicamo-nos integralmente ao cuidado da saúde torácica com a mais elevada expertise e profissionalismo. Além disso, nutrimos uma profunda admiração pela complexidade do corpo humano e, de maneira especial, pela medicina e seus avanços tecnológicos. Temos o imenso prazer em compartilhar que fomos a primeira equipe médica a realizar com sucesso a primeira cirurgia robótica aqui em Santa Catarina.

Drº Eduardo Ballester

Cirurgião Torácico

Formado em Medicina pela UCS - Universidade de Caxias do Sul - RS em 2005 - CREMESC 16044

Drª Marina Frandoloso

Cirurgiã Torácica

Formada em Medicina pela FURB -Universidade R. de Blumenau - SC em 2009 - CREMESC 15484

Drº Ramon Mendes

Cirurgião Torácico

Formado em Medicina pela UNESC - Univ. do E. S. Catarinense de Criciúma - SC em 2015 - CREMESC 22272

Excelência em Cirurgia Torácica Brusque, Blumenau e Indaial (SC)

Clínica especializada em Cirurgia Robótica, além de diagnósticos e tratamentos de doenças torácicas.

RT:Dr. Eduardo Ballester
CREMESC 16044 | RQE 8031