CIRURGIA PARA PECTUS

O Pectus é a condições que afeta a aparência do tórax de uma pessoa. A deformidade do crescimento dos ossos da caixa torácica quando se insinua para dentro denomina-se Pectus Excavatum (PE) e quando para fora, de Pectus Carinatum (PC). Geralmente são notadas em crianças e adolescentes em idade escolar, quando o corpo está passando por mudanças rápidas de crescimento. Embora o PE e o PC possam ser geneticamente herdados, muitas vezes não há uma causa conhecida.

Eles também podem estar associados a outras condições médicas, como síndrome de Marfan, síndrome de Ehlers-Danlos e escoliose.

A maioria dos pacientes com PC não apresentam sintomas restritivos às suas atividades,

no entanto, no PE, por vezes, a compressão cardíaca e seu consequente desvio, causam sintomas por vezes severos. Além disso, essas condições podem afetar a autoestima do paciente.

 

O diagnóstico de Pectus é feito por um médico que realiza um exame físico e pode solicitar exames de imagem, como radiografia ou tomografia computadorizada do tórax.
O tratamento para essas condições varia dependendo da gravidade do problema. Em casos leves, não é necessário tratamento. No entanto, em casos mais graves, o tratamento pode envolver cirurgia para corrigir a deformidade do tórax.

Também pode ser recomendado o uso de coletes ou órteses ortopédicas como o Vaccum Bell, por exemplo, ou exercícios para fortalecer os músculos do tórax.

As cirurgias que nossa equipe realiza nos casos de PE são a Cirurgia de Nuss (minimamente invasiva) ou a de Ravitch modificada (técnica aberta) e sua indicação está relacionada à extensão da deformidade, a idade no momento da correção e à individualização de cada tratamento. Já nos casos de PC realizamos cirurgias como a de Abramson ou técnica Sandwich (minimamente invasivas) ou a Esternocondroplastia (aberta), também individualizando a indicação conforme cada caso.

É importante salientar que devido à complexidade da deformidade de alguns casos,

o resultado final, tanto do PE como do PC, só será alcançado com muitas consultas e por vezes com a associação de todos os tipos de tratamento, ou seja, pode ser necessário cirurgia, reabilitação postural, musculação e compressão com coletes, tudo em um mesmo caso, para se chegar ao melhor resultado.

Se você ou alguém que você conhece tem essa condição, agende uma consulta com um de nossos cirurgiões para avaliarmos a gravidade e discutir as opções de tratamento disponíveis.