Nódulos pulmonares são lesões menores que três centímetros, que podem se formar em ambos os pulmões. Eles são geralmente descobertos em exames de imagem, como radiografias ou tomografias computadorizadas do tórax.
Esses nódulos podem ter várias causas, incluindo infecções, inflamações, tumores benignos ou malignos.
Eles podem não gerar sintomas, ou podem causar indícios como tosse persistente, dor no peito ou dificuldade para respirar.
Se um nódulo pulmonar é descoberto, é importante que se avalie o tamanho, a forma e a aparência do nódulo para determinar a causa e decidir o melhor curso de tratamento, geralmente envolvendo uma tomografia de tórax (contrastada ou não). Em alguns casos, podemos recomendar uma biópsia, que envolve retirar uma pequena amostra do tecido do nódulo para análise laboratorial.
Todos os indivíduos com idade acima de 55 anos, que são fumantes ativos ou ex-tabagista que parou há menos de 15 anos,
tem indicação para rastreio com tomografia para o câncer de pulmão, a fim de ser detectado nódulos em estágios iniciais, onde o tratamento tem maior chance de sucesso.
É importante lembrar que a grande maioria dos nódulos pulmonares não são malignos.
Se você tiver algum sintoma respiratório ou se tiver sido informado de um nódulo pulmonar em um exame de imagem, é importante sempre determinar o melhor curso de ação e investigação, seja cirúrgica ou com acompanhamento por imagem, lembrando que muitos são tratáveis com sucesso se detectados precocemente.