FIBROBRONCOSCOPIA, O QUE É?

A fibrobroncoscopia (FBC) ou broncoscopia flexível é um procedimento invasivo no qual visualizam-se a cavidade nasal, a faringe, a laringe, as cordas vocais, a traqueia e a árvore brônquica. É um dos maiores avanços tecnológicos no diagnóstico de doenças respiratórias, com uso frequente nas unidades de terapia intensiva (UTIs).

OBJETIVOS

Fibrobroncoscopia ou Broncoscopia Flexível é um exame que permite a visualização da laringe, traqueia e dos brônquios. Se houver suspeita de câncer de pulmão, as vias aéreas podem ser examinadas e pode haver a coleta de amostras de todas as áreas que parecem cancerosas.

Preparação para o exame

Não é necessária qualquer preparação prévia ao exame, exceto que deve estar em jejum (não comer qualquer alimento pelo menos nas 6 horas prévias ao exame).

Como é feita

O paciente é posicionado em decúbito dorsal (barriga para cima) ou sentado – depende do operador. A seguir, o médico irá introduzir pela boca ou pelo nariz um tubo longo e flexível (broncoscópio). O broncoscópio possui na sua extremidade uma câmara de vídeo e uma fonte de luz, permitindo ao médico examinar as vias respiratórias.